Saturday, May 19, 2012

Dinheiro chinês é igual a qualquer outro


Hoje assisti à procissão de motorizadas e limousines que atravessava a cidade em direcção ao Palácio da Ajuda. Coisa oriental, como muito bem fica a quem recebe o homem que ocupa o lugar do Filho do Céu, no umbigo do mundo, ou seja, o sucessor dos imperadores da China. Eu tenho para mim que se o inferno nos estender a mão, devemos fazer um pacto com o diabo sem lhe vender a alma. Deixemo-nos de esquisitices e pruridos: as relações entre Estados fazem-se por interesse e não por princípios. A China ocupa o Tibete, a Manchúria e o Turquestão ? Pois, isso que fique para as justas causas e as nobres cruzadas, conquanto Portugal se envolva o menos possível. Que eu saiba, os consabidos "homens de causas" nunca terçaram armas pelo Havaí, por Guam, pelas reservas indias nem pelo pelo Novo México.Obama virá e também deve ser bem recebido, aplaudido, mimado e levado aos ombros se nos trouxer algo.

Ao invés, esses insuportáveis "comissários europeus", aqui aportam semana sim, semana não, para nos dar ordens, diktats amiúde carregados de ameaças, como quem coloca um caldo em frente de um faminto e lhe diz: "hoje comes, amanhã só tens o caldo se fizeres o que te mandarmos fazer". Essa tem sido a Europa. A China está longe, muito longe, não nos manda comissários, não nos ameaça com a privação do caldo, não nos impõe regulamentos nem a expulsão de clube algum em que ocupamos o lugar extremo. A China, ao contrário da Europa, exibe sempre elegantes atitudes, nos gestos como nas palavras.

Tenho falado muito sobre este tema com o meu irmão, que acertou em cheio e faria corar de ciúmes a multidão de opinativos, assessores e "espertos" que invadem certos ministérios. Infelizmente, a nossa sina é a de dizer aquilo que os outros não querem ver.