

A conselho do Professor António Vasconcelos de Saldanha, sugeri aos organizadores que a minha intervenção abordasse o tema do livro, inscrevendo o tratado de 1820 como um dos mais expressivos actos diplomáticos de uma relação de meio milénio jamais interrompida. A nossa representação diplomática em Banguecoque deu todo o apoio logístico à iniciativa, montou uma pequena mostra bibliográfica e até proporcionou aos participantes uma mesa com iguarias e doces portugueses que se entranharam na tradição gastronómica da Tailândia e passaram a epitomizar a velha e sempre viva aliança entre os dois Estados: os queques e os fios-de-ovos.
O Embaixador Jorge Torres Pereira apareceu bem cedo no Museu Nacional, onde já o esperavam cerca de três centenas de participantes, na maioria europeus e norte-americanos residentes na Tailândia.
Foi um verdadeiro sucesso de bilheteira, pois a participação no simpósio requeria inscrição prévia, um excelente almoço servido sob grandes tendas levantadas nos jardins do Palácio da Frente - antiga residência do Uparat - e material gráfico de apoio de apresentação luxuosa imprenso exclusivamente para o evento. Tendo por patrono Mom Rajawong Chakrarot Chitrabongs, neto do Rei Rama V, o simpósio contou com a participação de treze conferencistas.

Ao contrário da opção que fizera no acto da Siam Society, que intencionalmente marcara com o sentimento, desenvolvi uma linha mais preocupada com a enumeração de factos desconhecidos pela maioria dos presentes. Contei a história do "Império Invisível" na Ásia, facultei a nossa visão das relações com o Oriente - mais profunda e consistente que a vaga alusão a "contactos" - e demonstrei, julgo com sucesso, que o único Estado europeu presente na vida siamesa desde o século XVI é Portugal, pois que as relações de Estado-a-Estado existentes não se podem confundir com as fracassadas tentativas francesas e são mais, muito mais, que os contactos entre companhias comerciais britânicas e holandesas com o Sião-Ayutthaya e, depois, com o Sião-Banguecoque.

Ja, das ist meine Melodie